Nossa História

A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 11 de maio de 1984, no salão nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos.

A Femerj foi criada como uma sociedade civil, apolítica e sem fins lucrativos, que tem como função ser um pilar de união e representação das entidades filantrópicas e beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido em uma Santa Casa, hoje em dia o quadro de filiados da Femerj vai além, incluindo também outras instituições. Atualmente, contamos mais de 80 afiliados, na capital fluminense e no interior, com atuação nas áreas da saúde, educação e assistência social. 

Ao longo de todos esses anos de existência, a relação da Femerj com os afiliados foi construída através de orientações técnicas e jurídicas repassadas por uma equipe altamente qualificada e experiente, e também da realização de cursos e treinamentos que ajudaram as instituições a se organizarem e aprimorarem suas gestões. 

As últimas administrações da federação se dedicaram à conduzir a Femerj de forma estratégica, aproximando os associados e firmando parcerias importantes com os órgãos públicos relevantes para o setor filantrópico. Nos últimos anos conseguimos dar mais autossuficiência e modernizar nossa federação.

Hoje a Femerj atua de forma mais leve, ágil e transparente. Estamos em todos os canais de comunicação e seguimos atentos para nos atualizarmos sempre, sem deixar de lado nossa tradição e preservando nosso estatuto.