Pacientes do HSVP realizam consultas e exames de risco cirúrgico no mesmo dia

Novo serviço do Hospital São Vicente de Paulo revoluciona pré-operatório e reduz apreensão de pacientes que precisam de cirurgias. Você pode agendar a consulta para realização do risco cirúrgico por telefone ou pela internet. Tudo mais fácil e rápido para você!

Fonte: Comunicação HSVP

O Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, inaugurou um ambulatório de risco cirúrgico para agilizar o atendimento de quem precisa realizar cirurgias. A ideia é permitir que todos os exames pré-operatórios solicitados sejam feitos no mesmo dia. O novo serviço ajuda a agilizar o agendamento da cirurgia e o paciente não precisa ir várias vezes ao hospital, o que é ótimo, principalmente nesse momento de pandemia. Além de acelerar o processo para pacientes com mais urgência, a iniciativa evita que pessoas que pretendem realizar cirurgias eletivas desistam dos procedimentos.

A coordenadora do Centro Médico e da Unidade de Internação do HSVP, Adriana Pinheiro, explicou que alguns pacientes demoravam muito para realizar o risco cirúrgico porque o agendamento era único, tanto de consultas, quanto de exames. Segundo ela, muitas vezes, até os pacientes conseguirem passar por todas as etapas,  só tinham o risco cirúrgico liberado com mais de dois meses após a primeira consulta. Agora, com o novo ambulatório, o hospital tem horários reservados para atender esses pacientes, que conseguem fazer a avaliação clínica e os exames necessários em uma única ida à unidade. 

“Criamos o serviço para agilizar o agendamento da cirurgia, principalmente daqueles que têm mais urgência, como os pacientes oncológicos, por exemplo. Além disso, evitamos que o paciente tenha que vir várias vezes ao hospital nesse momento de pandemia, realizando, em uma única ida ao hospital exames e consulta médica”, ressalta Adriana Pinheiro.

Para usufruir do novo serviço, você precisa agendar a consulta no Hospital São Vicente de Paulo pelo telefone ou pela internet e informar a necessidade de realizar o risco cirúrgico. Pela internet, é só acessar a área de marcação de consultas do site e digitar “risco cirúrgico” como especialidade. Quem preferir entrar em contato pelo telefone é só ligar para a Central de Atendimento: (21) 2563-2121. Na data agendada para a consulta, o paciente precisa chegar ao hospital com duas horas de antecedência e se identificar na recepção para que seja direcionado para o ambulatório correto.

 

O Hospital São Vicente de Paulo é um hospital filantrópico, afiliado à Femerj que preza pelo atendimento humanizado.

Onde fica? Rua Doutor Satamini, 333 -Tijuca – Rio de Janeiro.

 

O que os pacientes acharam ?

Vilma Cunha, de 65 anos, adiou por várias vezes uma ginecomastia, cirurgia para retirada do excesso de gordura no peito. Ele trabalha com vendas e não tinha tempo para realizar todos os procedimentos do risco cirúrgico. Quando soube do novo serviço oferecido pelo Hospital São Vicente de Paulo, não pensou duas vezes: fez seus exames e marcou rapidamente a cirurgia. Quatro dias depois do procedimento, Vilmar já conseguiu voltar ao trabalho.

“Tenho certeza de que, quando não se trata de uma cirurgia de emergência, muitos pacientes acabam desistindo ou adiando a realização por ter diversos exames a marcar e a fazer: teste ergométrico, exames de sangue e urina, eletrocardiograma… Ter a oportunidade de fazer tudo com apenas uma ida ao hospital facilita o trâmite para quem vai fazer uma cirurgia e humaniza o atendimento. Todos ganham”, afirmou Vilmar, que foi um dos primeiros pacientes a usar o Ambulatório de Risco Cirúrgico do HSVP.