Femerj fará live sobre importância dos custos por procedimentos na mesa de negociação

“Em Tempo Real” contará com a participação de Rodrigo Pires, um dos sócios da Lancca, consultoria especializada em saúde. Para participar basta se inscrever. O debate vai acontecer no Zoom e será completamente gratuito. Não fique fora dessa!
Natália Oliveira

Na próxima quarta-feira, às 14h, vai acontecer mais uma edição do projeto “Em Tempo Real”. Desta vez, o tema da live será a importância das instituições filantrópicas e sem fins lucrativos levarem para a mesa de negociação os custos por procedimentos. Administrar um hospital no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Aqui no país, quem coloca o “preço” nos procedimentos que serão contratados não é quem fornece o serviço, mas sim quem paga por ele. Para o palestrante desta edição, Rodrigo Pires, sócio da LANCCA, empresa que fornece serviços de consultoria em saúde, essa equação complexa exige de cada instituição um cuidado único para evitar gargalos na contabilidade.

“Notamos que a cada 10 hospitais com que nos reuníamos no máximo um tinha controle dos seus custos por procedimento. A nossa ideia com essa live, em parceria com a Femerj, é chamar a atenção para a importância das unidades de saúde conhecerem seus custos reais para terem poder de negociação tanto com convênios, quanto com o poder público. Se você não conhece seus custos, acaba sendo levado a aceitar qualquer preço, o que vai gerando um buraco nas contas da instituição”, afirmou Rodrigo.

Durante o encontro serão tratados tópicos como as peculiaridades do setor de saúde no Brasil, a importância de alinhar preço e custo, e como isso deve ser levado às mesas de negociação. Rodrigo reforçou que não há receita de bolo para as instituições calcularem seus custos por procedimento e que a solução mais eficiente para chegar nesses valores vai depender de vários fatores. A complexidade dos atendimentos oferecidos pelas unidades de saúde, as principais especialidades do hospital, o número de funcionários envolvidos em cada procedimento, a maturidade da contabilidade de cada entidade e o faturamento das instituições são algumas dessas variantes.

A LANCCA foi constituída recentemente e é formada por pessoas que atuam na área da saúde a mais de 30 anos, alguns dos sócios foram diretores e até CEOs de hospitais e já viveram diversas situações em que conseguiram chegar em preços mais justos pela prestação de serviços porque tinham em mãos os custos por procedimentos. Ter essa informação bem discriminada é uma arma para garantir uma negociação mais justa e valores que garantam a sustentabilidade do orçamento das instituições.

“Uma vez, um dos sócios da Lancca, que era diretor de um hospital em Porto Alegre foi chamado na secretaria de saúde para ser informado de que o repasse para a unidade de saúde ia sofrer cortes. Ele concordou, mas apresentou a tabela de custos por procedimento indicando que dos 10 serviços contratados pelo município, 7 deixavam margem negativa para o hospital e que com a suspensão de parte das verbas, a unidade de saúde reduziria significativamente a oferta desses serviços. Ele mostrou através desse levantamento com valores específicos e precisos que se ele mantivesse a mesma oferta de serviços o hospital ia quebrar. No final, a secretaria foi obrigada a voltar atrás porque precisava daqueles serviços. Se ele não tivesse os custos por procedimento bem discriminados iria perder a negociação”, contou Rodrigo, que reforçou que quem não tem informação negocia no escuro.

Inscreva-se: “Em Tempo Real: Custos por Procedimento”

Entendendo que a gestão de custos e despesas hospitalares tem sido um dos principais desafios para os gestores da área de saúde, principalmente com a pandemia do novo coronavírus, esta edição do “Em Tempo Real” quer fazer com que as instituições filantrópicas do Rio de Janeiro olhem com mais detalhe para os custos por procedimento e entendam a importância deles para negociar as tabelas de preço. Esse tipo de levantamento requer uma estruturação maior da contabilidade das instituições, que devem contar com pessoas que trabalhem na área de saúde e que entendam as métricas necessárias para elaborar esses custos. 

A Live será totalmente gratuita! Você não pode perder essa oportunidade! Para se inscrever preencha o formulário e a equipe da Femerj vai enviar o link de acesso para sala do Zoom, com ID e senha. Inscreva-se!

Conheça a LANCCA

Em 2019, um grupo de profissionais com mais de 30 anos de atuação no segmento decidiram se reunir e, somar seus conhecimentos à inovação tecnológica para propor soluções que de fato auxiliem as instituições de Saúde em todo seu processo de gestão, desde o planejamento, liderança e controle até, principalmente, a execução.

Rogério Pires: Especialista em Administração Hospitalar e certificado como Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa. Com mais de 30 anos de atuação na área de saúde, foi membro Diretor dos principais Grupos Hospitalares do Sul do Brasil, incluindo Grupo Hospitalar Conceição, Instituto Cardiologia e Mãe de Deus. Além de ter atuado como Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Saúde do RS e também como professor universitário na PUCRS e UNISINOS.

Victor Magalhães: Membro da Câmara de Assuntos de Saúde, CRA-RS, administrador de Empresas e Pós- Graduado em Gestão Empresarial, Marketing e Administração Hospitalar. Consultor de Organizações Públicas e Privadas, com mais de XX anos de atuação em Gestão de Projetos, mapeamento e redesenho de projetos atuou junto a Consultoria Booz Allen & Hamilton e Fundação Getúlio Vargas, além do Hospital Mãe de Deus.

Rodrigo Pires: Administrador de Empresas e Consultor Empresarial nas áreas de Estratégia e estrutura Organizacional. Nos últimos anos liderou projetos privados e planejamentos estratégicos, além da implementação de ferramentas gerenciais como 5S, Kaizene PDCA para solução de problemas.

José Américo: Gerente de Sistemas de Informações Hospitalares DATASUS e DRAC do Ministério Da saúde, com larga experiência e atuação em tecnologia para o setor de saúde Público, dentre os quais destaca-se a Secretaria Estadual de saúde da Bahia, Secretaria Estadual de Saúde São Paulo e Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Marcelo Pasa:Cirurgião Torácico, Especialista em Administração Hospitalar e Auditoria em Saúde. Experiência de 17 anos em Gestão de Serviços médicos atuando como diretor técnico de quatro hospitais do Grupo Hospitalar Mãe de Deus e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e como consultor técnico para hospitais do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Formação e experiência como auditor medico e longa experiência como Consultor Técnico para pericias médicas em processos cíveis para hospitais e escritórios de advocacia.