Femerj firma parceria com consultoria AVOS

A Femerj fechou mais uma parceria visando aumentar a sustentabilidade econômica dos nossos afiliados. Dessa vez, a ideia é ajudar as instituições a reduzir desperdícios e perdas no processo de cobrança junto aos planos de saúde, utilizando uma solução da Consultoria AVOS. O serviço será oferecido para os associados da Femerj sem nenhuma cobrança inicial. A AVOS só será remunerada com um percentual em cima dos resultados alcançados. 

De acordo com Adriana Campos, diretora comercial da empresa, em média no mercado, os hospitais têm uma perda de 30% a 40% em transações com operadoras de saúde. Isso ocorre por vários motivos, desde desconhecimento de que certos insumos já estão incluídos no contrato, ou por deixar de incluir alguns códigos de procedimentos realizados que deveriam ser cobrados dos planos. 

“Vamos ajudar as instituições a verem o que elas perderam e o que pode gerar receita. Para nós é uma honra trabalhar com os filantrópicos. O nosso grande objetivo é ser uma solução reconhecida por levar transparência e ajudar nos resultados dos hospitais”, afirmou Adriana. A diretora completou ainda dizendo que muitas vezes quem está dentro da operação não consegue ter um olhar 360 e, por estar sobrecarregado, não consegue revisar processos para melhorar a qualidade dos resultados.

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O que a AVOS faz? 

Através de uma solução inteligente, usando tecnologia, a AVOS identifica onde estão ocorrendo as perdas, analisando código a código. É feito então um diagnóstico preciso das melhorias que devem ser feitas no processo a fim de fechar gargalos e acabar com as diferenças entre os valores cobrados e os previstos em contrato. Dessa forma, é gerada uma elevação financeira para o hospital, sem a necessidade de longas negociações e alterações contratuais.

O sistema da AVOS não funciona de forma integrada ao sistema do cliente, o que garante agilidade e demanda menos das equipes dos hospitais. “Queremos tornar a vida das equipes responsáveis pelo comercial, pelo financeiro, mais fácil para que elas fiquem livres para se dedicar a negociações importantes”, completa Adriana.

O cliente, no caso o hospital, só precisa disponibilizar os dados. O algoritmo da AVOS trabalha na base de dados, identifica as perdas, gera um relatório processual e outro financeiro com as recomendações de melhorias. Da contratação da consultoria até o resultado final são cerca de quatro meses e o hospital não precisa deslocar uma equipe para esse trabalho.

“Essa parceria trará melhoria nos procedimentos de cobrança junto às operadoras de planos de saúde, evitando as perdas e desperdícios financeiros aos nossos hospitais, pois levanta um diagnóstico sobre a formação dos preços, identificando as oportunidades e as divergências muito comuns no dia a dia do faturamento hospitalar”, afirma Caroline Caçador, gerente executiva da Femerj.

Sobre a AVOS

A Consultoria AVOS foi planejada a partir do desejo de levar ao mercado de saúde a possibilidade de avaliar o nível de aderência dos principais parâmetros de formação de preços, além de mapear as práticas operacionais que provocam perdas de qualidade no processo e que, consequentemente, podem resultar em uma sensível exposição financeira.

Nos últimos trabalhos, a consultoria ajudou os clientes a elevar a aderência média de cobrança em aproximadamente 3,65% sobre o faturamento anual. Além do ganho processual, este resultado se converteu diretamente em milhões de reais em receita, com implementação imediata e materialização de ganhos 30 dias após a execução.